Antes de Partir!

Então, chegou a hora! Passagens em mãos, pacote de intercâmbio escolhido. Agora chegou a hora de deixar a "casa em ordem" antes de se aventurar por essa terra maravilhosa que é a Irlanda.
Não existe fórmula exata para isso, pois vai depender da situação pessoal de cada indíviduo, contudo abaixo citaremos alguns pontos que achamos importantes que você considere antes de deixar nosso amado Brasil!

  • Procuração

É altamente recomendado você deixar uma procuração para uma pessoa de confiança para tratar de assuntos do seu interesse. Exemplo típicos involvem: Compra de imóveis, Movimentação Bancária, Relacionamento com orgãos públicos, etc.
É possível tirar certos tipos de procuração diretamente no Consulado do Brasil na Irlanda, contudo o processo é um pouco mais burocrático. O mais viável mesmo é deixar tudo certinhos antes de viajar.

  • Exames Médicos

Se você nunca fez um check-up geral...essa é a hora!
Faça exames de sangue, fezes, urina, e o que mais achar necessário para ter certezas que a "casa" está em ordem. Vá ao dentista e certifique-se que seus dentes estão bem cuidados, aproveite para fazer uma limpeza dentária. Se você tiver algum problema dentário, vale a pena solucionar no Brasil, pois uma obturação (restauração simples) custa em média €50,00 aqui.
Se você usa aparelho ortodôntico não se preocupe, pode fazer a manutenção aqui mesmo, só não se esqueça de trazer todos os laudos do seu caso (mesmo em português) para o odontologisca aqui na Irlanda se certificar.
Existe uma clínica muito boa aqui chamada Smiles (sujestivo, não?!) que por sinal a esposa desse que vos escreve faz manutenção lá.

  • Dívidas em Dias

Não deixe pepino pra trás! Tente quitar todas as dívidas que tiver e evitar aborrecimentos para aqueles que ficam no Brasil.
Faça uma varredura em todos os crediários e empréstimos que possui e verifique se tudo está em dias. Se necessário, mude o endereço junto às empresas para que continue recebendo notificações sobre sua conta.

  • Conta Bancária

Para aqueles que pretendem ficar na Irlanda por algum tempo (mais de um ano), o mais sensato seria desativar a conta corrente e movimentar apenas uma conta poupaça. Isso para evitar pagar encargos desnecessários, que ao somar ao longo de um ano, pode chegar em uma quantia bastante substancial.
Caso não possua Internet-Banking, requera isso com seu gerente. É essencial para que você possa controlar sua conta bancária daqui. 

Curta o Brasileire.com !