Sistema Elétrico - Tomadas

A corrente elétrica na Irlanda é 230 Volts e 50 Hertz. Os plugues e tomadas são diferentes do Brasil, mas iguais ao Reino Unido, envolve a formação de três vertentes (pinos). Se você trouxer algum aparelho que tenha uma corrente elétrica diferente, irá precisar de um conversor de energia.

Para aqueles que estão vindo do Brasil, irão precisar de um adaptador para os plugues, pois o formato dos plugues e tomadas no Brasil e bem diferente dos encontrados na Irlanda e Reino Unido. Um adaptador de tomada não altera a energia fornecida ao aparelho, ele apenas permite que seja ligado à um tipo diferente de plug/tomada. Se você estiver utilizando um aparelho que tenha "dual voltage" dupla voltagem , ele irá dizer: 120/240V , 50/60Hz.

A maioria dos computadores e laptops são de dupla voltagem, então o que você precisará nesse caso, é apenas o adaptor de plugue/tomada.

Não se preocupe se não encontrar ou der tempo de comprar um adaptador no Brasil. Esses adaptadores são encontrados facilmente por aqui em supermercados, postos de gasolina, lojas, etc..E os pre''cos variam de €2 à €20.

Uma particularidade nas tomadas aqui na Irlanda é que elas possuem um botão interruptor "On/Off" (Liga/Desliga)

 

 

O que acontece se....

Eu conectar um aparelho de 120 V em uma tomada de 240 V?
- A corrente fornecida ao aparelho praticamente dobrará (100%) e o resultado será: quente, catastrófico e perigoso. Na melhor das hipóteses, irá queimar teu equipamento!

Eu fizer o inverso...conectar um aparelho 240V em uma tomada 120V?
- Mesmo nesse caso a corrente irá aumentar, devido o ciclo ser menor, o aumento é de aproximadamente 17%. A maioria dos equipamentos irão superar essa sobrecarga por um tempo curto

 

Abaixo é um video bacana explicando como fazer a famosa "gambiarra" caso não tenha um adaptador em mãos!
Vale lembrar que não aconselhamos isso, pois você estará interferindo no funcionamento da tomada....cuidado!
 

Curta o Brasileire.com !