Procurando Emprego e Adaptando seu CV

Estou procurando trabalho. Por onde começo?

  • Atualize seu currículo
  • Consiga cartas de referências profissionais do empregador atual e de ex-empregadores
  • Providencie a tradução em inglês dos detalhes das suas qualificações e entre em contato com Qualifications Recognition Ireland (Reconhecimento de Qualificações na Irlanda) para obter um reconhecimento formal das suas qualificações.
  •  

Que tipo de currículo devo preparar?

O formato do currículo pode variar. O mais importante é que ele seja claro e fácil de ler. Ele deve conter dados pessoais para contato, formação acadêmica/escolar, habilidades ou interesses relevantes e, o mais importante, a descrição da sua experiência profissional.

O voluntariado também pode ser uma ótima maneira de ganhar experiência profissional na Irlanda: www.volunteeringireland.ie

 

Onde posso obter ajuda com meu CV?

Em Dublin, você também pode entrar em contato com:

  • A EPIC – Employment for People from Immigrant Communities (Emprego para pessoas de comunidades de imigrantes) procura ajudar cidadãos de países pertencentes ou não à UE (carimbo 4) a encontrar emprego e/ou treinamento e formação na Irlanda: www.bitc.ie

31 Lower O’Connell Street, Dublin 1

Telefone: 01 8743840/1

E-mail: epic@bitc.ie

  • A Jobcare ajuda pessoas a encontrar emprego, oferecendo treinamento, recursos, experiência e oportunidades de desenvolvimento pessoal: www.jobcare.ie

28a Pearse Street, Dublin 2

Telefone: 01 6773897

E-mail: info@jobcare.ie

  • Job Club 2000

5 Gardiner Street, Dublin 1

Telefone: 01 8601610

  • The Larkin Unemployed Centre (Centro de desempregados de Larkin): www.larkinctr.com

57-58 North Strand Road, North Strand, Dublin 3

Telefone: 01 8365544

E-mail: maria@larkinctr.com

 

Por onde posso começar a procurar emprego?

FÁS é a autoridade nacional para treinamento e emprego. Para obter mais informações, verifique o site www.fas.ie ou ligue para o escritório local da FÁS.

Pode se registrar na FÁS quem tem um carimbo 1 e perdeu o emprego; fora esse caso, a FÁS registrará apenas pessoas com carimbo 4.

Você também pode entrar em contato com o LES (Local Employment Service, Serviço Local de Emprego).

 

Você pode consultar os jornais locais e nacionais: The Irish Times e The Irish Examiner (caderno de empregos às sextas-feiras), The Irish Independent (caderno de empregos às quintas-feiras), The Sunday Independent e The Evening Herald.

 

Procure a ajuda dos seus contatos pessoais, como por exemplo parentes ou amigos que possam saber de vagas.

 

 

Você também pode consultar a internet para obter detalhes de vagas atuais. Alguns sites para quem procura emprego:

 

Posso obter ajuda para procurar emprego, caso eu tenha uma deficiência?

A FÁS tem um Supported Employment Programme (Programa de Emprego Amparado) para auxiliar pessoas com deficiência a encontrar emprego no mercado de trabalho aberto.

Para se candidatar ao emprego amparado, procure ajuda do escritório local da FÁS ou do Local Employment Service (Serviço Local de Emprego) e cadastre-se na FÁS.

 

Perdi meu emprego, tenho direito a um pagamento da previdência social enquanto procuro por outro emprego?

Existem dois tipos de pagamento para pessoas desempregadas: Jobseeker’s Benefit (Benefício para quem procura emprego) e Jobseeker’s Allowance (Ajuda de custo para quem procura emprego) Para se qualificar para qualquer um dos dois, você deve:

  • Estar apto para trabalhar e
  • Estar disponível e em busca legítima de um emprego em período integral

É importante destacar que você pode conseguir trabalho de meio período, temporário ou eventual e ainda assim ser considerado desempregado. Portanto, você pode ter direito ao pagamento parcial se estiver em trabalho temporário ou eventual ou de meio período.

Curta o Brasileire.com !