Imigração na Irlanda

O INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service, Serviço Irlandês de Naturalização e Imigração) e o GNIB (Garda National Immigration Bureau, Escritório de Imigração da Guarda Nacional) são os dois órgãos que administram o sistema de imigração.

As sedes do INIS e do GNIB estão localizadas em 13/14 Burgh Quay, Dublin 2.

Onde posso me cadastrar no Garda National Immigration Bureau (Escritório de Imigração da Guarda Nacional)?

Se você mora em Dublin, deve comparecer aos escritórios do GNIB, em 13/14 Burgh Quay, Dublin 2.

Se morar fora de Dublin, deve comparecer à sede distrital da Guarda para se registrar com o Oficial de Imigração. Entre em contato com o Garda Station (Posto da Guarda) local para obter mais informações. Você pode obter o endereço da Sede Distrital da Guarda no site www.citizensinformation.ie , em ‘Find an address’.

Quando se registrar no GNIB, você receberá um Certificado de Registro, na forma de uma carteira do GNIB. Essa carteira traz informações sobre a sua situação de imigração. No momento, a taxa para emissão da carteira do GNIB é de €150. Esta pode ser paga com cartão de débito/crédito ou transferência bancária. Para obter mais informações em inglês, acesse: www.garda.ie.

IMPORTANTE: Mantenha sua situação imigratória sempre atualizada. Se houver qualquer problema, como por exemplo um atraso na renovação de sua permissão de trabalho, entre em contato com seu Oficial de Imigração, que lhe dará um carimbo temporário com validade de pelo menos 3 meses.

 

Informações para menores de 16 anos

Eu tenho 16 anos. Preciso me registrar no Garda National Immigration Bureau (Escritório de Imigração da Guarda Nacional), como meus pais?

Yes. Todos os jovens precisam se registrar no GNIB quando completam 16 anos. Seus pais devem acompanhá-lo ao Oficial de Imigração local.

Observação: Não existe um carimbo específico para jovens que vêm à Irlanda ficar com seus pais. Portanto, você receberá um carimbo 2 ou 2A ou, em alguns casos, um carimbo 3. Normalmente, o carimbo 2/2A não contribui para a obtenção da cidadania, mas no seu caso contará como tempo de residência para naturalização, contanto que seus pais sejam registrados no GNIB ou tenham cidadania irlandesa.

 

Solicitações de visto

Desde 2008, os cidadãos de alguns países precisam solicitar o visto irlandês pela Internet. As informações para o preenchimento do formulário on-line estão disponíveis em vários idiomas em www.inis.gov.ie.

Para solicitar on-line, acesse: www.visas.inis.gov.ie

Esse formulário pode ser preenchido somente em inglês. Quando terminar de preencher o formulário, envie-o e imprima uma folha de resumo. Essa folha traz o endereço da principal embaixada/consulado da Irlanda ou setor de vistos para onde a solicitação e os documentos correspondentes devem ser enviados.

 

Viagens ao exterior durante a residência na Irlanda

Preciso de visto para ir ao Reino Unido?

Depende da sua nacionalidade. Se você é originário de um país para o qual é necessário visto para o Reino Unido (incluindo Irlanda do Norte), precisará solicitar um visto. Caso não seja necessário visto de seu país para o Reino Unido você não precisará de visto, mas pode estar sujeito ao controle de imigração na chegada.

Curta o Brasileire.com !