Escolas Primárias

O ano letivo para crianças na escola primária começa em setembro e se estende até o fim de junho. O ciclo da escola primária tem 8 anos de duração, começando com 2 anos na pré-escola, seguidos do 1o. ao 6o. anos.

Quais os tipos de escolas primárias disponíveis?

O setor de educação primária da Irlanda consiste em escolas primárias custeadas pelo estado e escolas primárias particulares. As escolas primárias custeadas pelo Estado são também conhecidas como ‘‘escolas nacionais”. As escolas primárias são geralmente administradas pelas Boards of Management (Comissões de administração). As escolas custeadas pelo estado incluem escolas religiosas, escolas sem denominação, escolas de várias denominações e Gaelscoileanna (escolas que ensinam em irlandês). Para obter uma lista de escolas, acesse “Find a School” em www.education.ie. Você também pode entrar em contato com os CIC (Citizens Information Centres, Centros de Informações aos Cidadãos) locais, espalhados por todo o país.

Como conseguir uma vaga para meu filho em uma escola primária?

Você deve entrar em contato com a escola primária local para obter uma cópia de sua política de matrícula e do formulário de matrícula. Você deve solicitar por escrito uma vaga na escola assim que possível, devido às longas listas de espera em várias áreas. Você vai precisar de uma cópia da certidão de nascimento de seu filho quando for matriculá-lo na escola. Todas as escolas devem matricular de acordo com suas políticas de matrícula. Pode haver problemas para garantir uma vaga na escola, se as turmas estiverem completas e houver lista de espera para vagas. Algumas escolas pós-primárias dão prioridade aos alunos de certas escolas primárias, então talvez seja útil planejar com antecedência quando escolher uma escola primária para seu filho.

Qual o papel da religião nas escolas irlandesas?

A maioria das escolas primárias irlandesas são católicas romanas. Existem escolas de outras denominações para crianças de fé protestante, judaica e muçulmana. Crianças católicas romanas recebem sua Primeira Comunhão no segundo ano, e as do sexto ano se preparam para o Sacramento da Crisma.

Existem também muitas escolas multi-denominação e outras não religiosas. Todas as escolas são obrigadas por lei a matricular as crianças de acordo com suas políticas de matrícula. Essa política pode definir que a escola pode dar prioridade para crianças de uma determinada crença religiosa, mas também admite crianças com outra ou nenhuma crença religiosa. Crianças de outras crenças não são obrigadas a assistir às aulas de religião. Elas têm direito legítimo a essa opção, de acordo com a Education Act (Lei da Educação) de 1998.

Para mais informações sobre escolas primárias, acesse: “The Education System” e depois “Primary” em www.education.ie.

Curta o Brasileire.com !